O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pode responder por crimes relacionados às invasões de bolsonaristas à sede do STF e aos edifícios do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.
Existe tese de juristas que o Governante poderá sofrer impeachment e até ser preso se as investigações comprovarem seu envolvimento.
O ministro Alexandre de Moraes do STF em sua decisão de afastar Ibaneis Rocha deixou claro que tanto o governador do DF quanto o então secretário de Segurança do DF Anderson Torres foram omissos em relação aos manifestantes terroristas, chamando a conduta dos gestores públicos de “dolosamente omissiva” o que significa dizer que teriam intencionalmente deixado de agir.
Existe, inclusive tese de juristas de coatoria do governador, do secretário de segurança pública e até dos policiais militares que não agiram quando deviam. Os crimes praticados estariam tipificados no Código Penal art. 359-L “Abolição violenta do Estado Democrático de Direito” e no art. 359-M “Golpe de Estado”
Todavia, para saber a dimensão das respectivas condutas somente a investigação poderá demonstrar isso.
O ministro Alexandre de Moraes afastou Ibaneis cautelarmente por 30 dias, mas o governador ainda pode ser afastado pelo STJ.
Ibaneis pode ainda sofrer impeachment pela Câmara Legislativa do DF.
Vale ainda recordar que durante a campanha, o político defendeu e apoiou a gestão de Jair Bolsonaro como presidente.
Discussão sobre este post