Contestar e, potencialmente, aumentar o valor do Bolsa Família é um direito dos beneficiários que acreditam ter direito a um valor maior. Se você acredita que seu benefício não está refletindo corretamente sua situação, aqui estão as etapas para contestar o valor e buscar um possível aumento:
- Verifique seu benefício: Antes de iniciar o processo de contestação, certifique-se de que o valor que você está recebendo não corresponde à sua atual situação financeira e familiar. Lembre-se de que o Bolsa Família é destinado a famílias de baixa renda.
- Entre em contato com a Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome:
- Você pode utilizar o Formulário Eletrônico disponível no site oficial para registrar sua manifestação. Este formulário permite que você relate problemas, faça reclamações ou solicite uma revisão do valor do seu benefício. O acompanhamento também pode ser feito por meio deste canal. Horário de atendimento: Todos os dias, 24h. Acesse aqui: Formulário Eletrônico
- Outra opção é ligar para a Central de Atendimento 121, que é um serviço gratuito. Certifique-se de fazer a ligação a partir de um telefone fixo ou celular. Atendimento Humano: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nos finais de semana do calendário de pagamento do PBF e feriados, das 10:00 às 16:00. Atendimento Eletrônico: Todos os dias, 24h.
- Você também pode optar por enviar uma carta para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Certifique-se de incluir todas as informações relevantes, como seu nome, NIS (Número de Identificação Social) e detalhes da reclamação. Endereço para envio: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Esplanada dos Ministérios, Bloco A. CEP: 70.054-906 – Brasília/DF. Horário de atendimento: Todos os dias, 24h.
- Se preferir um atendimento presencial, você pode se dirigir à Ouvidoria-Geral do MDS em Brasília, no seguinte endereço: Esplanada dos Ministérios – Bloco A, Sala T23 – Térreo – Plano Piloto, Brasília – DF, CEP 70054-906. Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
- Apresente seu caso: Ao entrar em contato, explique por que você acredita que seu benefício deve ser aumentado. Se houve alguma mudança significativa na sua renda ou composição familiar, certifique-se de documentá-la para apoiar sua contestação.
Lembrando que o aumento no valor do Bolsa Família estará sujeito à análise do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Certifique-se de fornecer informações precisas e relevantes para que sua contestação seja devidamente considerada.
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