Os moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes estão recebendo um apoio especial do Governo Federal.
Hoje, já podem sacar o FGTS, o abono salarial do PIS/PASEP e o seguro-desemprego.
O saque do FGTS é uma ajuda valiosa para quem precisa, com um limite máximo de R$ 6.220 e disponível para quem não realizou outro saque por motivos semelhantes nos últimos 12 meses.
Para solicitar o saque calamidade do FGTS, os trabalhadores podem seguir alguns passos simples pelo aplicativo do FGTS.
E a boa notícia é que os valores do Bolsa Família também serão antecipados para os beneficiários do programa no Rio Grande do Sul. Assim, quem foi afetado pelas chuvas poderá realizar o saque antecipado a partir do dia 17 de maio.
CAIXA informa: Como consultar se o meu benefício do Bolsa Família está disponível para saque?
Além disso, a antecipação do abono salarial do PIS/PASEP e do seguro-desemprego visa beneficiar mais de 705 mil trabalhadores e mais de 139 mil pessoas, respectivamente.
O abono salarial é um benefício anual concedido a trabalhadores brasileiros com cadastro no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, que tenham trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base e recebido até dois salários mínimos.
Pagamento do abono salarial do calendário 2024 começa em fevereiro
Já o seguro-desemprego é concedido a trabalhadores demitidos sem justa causa e sem renda própria, variando de três a cinco parcelas, com valores calculados de acordo com o salário médio do trabalhador. Essas medidas visam proporcionar um suporte financeiro importante para quem enfrenta dificuldades devido às chuvas e enchentes no estado.
Saiba quando existe direito ao seguro desemprego
Essas medidas são importantes para ajudar as famílias a se reerguerem diante dos desafios causados pelas chuvas e enchentes. O apoio do Governo Federal chega em um momento crucial, proporcionando alívio financeiro e contribuindo para a reconstrução das áreas afetadas.
Com a liberação dos saques do FGTS, abono salarial e seguro-desemprego, os moradores do Rio Grande do Sul têm a oportunidade de acessar recursos essenciais para enfrentar esse momento difícil. A antecipação do Bolsa Família também é uma iniciativa que visa garantir o sustento das famílias prejudicadas pelas intempéries climáticas.
É uma demonstração de solidariedade e comprometimento com o bem-estar da população, mostrando que o poder público está atento e agindo para oferecer suporte aos cidadãos em momentos de crise. Essas ações refletem o cuidado e a responsabilidade do governo em proteger e amparar aqueles que mais precisam.
Entre na comunidade do DIREITO EM PALAVRAS SIMPLES e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
Discussão sobre este post