Um trabalhador conseguiu na Justiça o direito de receber a diferença salarial por desvio de função na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (FUFMT). Contratado como servente de limpeza, ele acabou realizando atividades de auxiliar administrativo e decidiu acionar a Justiça Federal da 1ª Região para reivindicar seus direitos.
A 9ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reconheceu, por unanimidade, que o trabalhador tem direito à diferença entre os salários de servente de limpeza e auxiliar administrativo durante o período em que desempenhou as funções deste último. Além disso, ele também receberá valores relativos a férias, 13º salário e outros benefícios que têm o salário como base.
O desembargador federal Urbano Leal Berquó Neto, relator do caso, citou a Súmula 378 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que afirma que, quando é reconhecido o desvio de função, o servidor tem direito às diferenças salariais decorrentes. O magistrado destacou que negar esse direito configuraria enriquecimento ilícito da Administração Pública, já que o servidor desempenhou funções diferentes daquelas para as quais foi contratado.
O processo registrado é o de número 0002634-87.2008.4.01.3600. Esta decisão reforça a importância de que os trabalhadores, mesmo na Administração Pública, recebam de forma justa por todas as atividades que desempenham, especialmente quando essas atividades vão além das suas atribuições contratuais.
Entre na comunidade do DIREITO EM PALAVRAS SIMPLES e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
Discussão sobre este post