Muitas famílias que recebem o Bolsa Família podem ter se deparado com uma surpresa desagradável: o pagamento do benefício veio pela metade. Se você está se questionando sobre esse ocorrido, não se preocupe! Vamos explicar o motivo e apresentar soluções para garantir que você volte a receber o benefício integralmente.
Por que meu Bolsa Família veio pela metade?
A redução no pagamento do Bolsa Família pode estar relacionada a uma mudança específica: algum membro da família começou a trabalhar com carteira assinada, elevando a renda individual acima de R$218,00, o valor limite para ser beneficiário do programa.
Desde o ano passado, o Bolsa Família adotou a Regra de Proteção. Essa medida visa oferecer um período de transição para famílias que têm membros trabalhando com carteira assinada. Com essa nova regra, se a renda média por pessoa da família ultrapassar R$218,00 devido ao trabalho formal, o benefício continuará, mas será pago pela metade e pelo prazo de dois anos.
E se meu Bolsa Família veio pela metade?
A resposta é sim. Se algum membro da sua família começou a trabalhar com carteira assinada, o Bolsa Família continuará sendo pago pela metade por dois anos. Após esse período, o benefício será cancelado automaticamente. Se o emprego formal for perdido, o benefício pode ser retomado integralmente. Nesse caso, procure o Cadastro Único ou CRAS e atualize as informações cadastrais para refletir a mudança na renda.
Por outro lado: Se nenhum integrante da sua família começou a trabalhar com carteira assinada, pode ter ocorrido algum problema no sistema do Bolsa Família, levando à inclusão automática na “Regra de Proteção”. Nesse caso, procure imediatamente o Cadastro Único ou CRAS mais próximo e faça a Atualização Cadastral. Esclareça que nenhum membro começou a trabalhar com carteira assinada ou que não houve aumento na renda por pessoa acima de R$218,00.
Como tirar dúvidas sobre o Bolsa Família?
Se restar alguma dúvida sobre essas mudanças no Bolsa Família, confira os canais de atendimento:
- Aplicativo do Bolsa Família: Baixe o aplicativo para visualizar informações sobre o seu benefício, valores, data de pagamento e mais.
- Central MDS 121: Ligue para o número 121 e fale com a Central MDS para obter informações sobre o seu benefício ou tirar dúvidas.
- Visite a unidade do CRAS ou Cadastro Único: Se preferir o atendimento presencial, vá até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o setor do Cadastro Único em sua cidade para obter informações sobre o Bolsa Família.
Discussão sobre este post