Em um triste episódio de abuso policial, relatado nesta segunda-feira (01), na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, policiais da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) perpetraram uma série de atos de violência contra moradores, incluindo um cadeirante, durante uma invasão domiciliar.
O incidente começou quando os policiais abordaram uma família que estava desfrutando de um momento tranquilo, tomando cerveja em frente à sua casa, em uma área de baixa renda da cidade. De acordo com testemunhas, um dos homens abordados afirmou ser trabalhador e não estar cometendo nenhum delito, mas foi brutalmente agredido com cacetetes e choques elétricos pelos policiais.
Ao tentar buscar refúgio dentro de sua própria casa, para cessar as agressões, o homem foi ilegalmente perseguido pelos policiais. Dentro da residência, os abusos continuaram, incluindo agressões ao cadeirante presente e a destruição de móveis por parte dos agentes.
O desfecho da situação resultou na prisão do primeiro homem agredido por suposto desacato, embora tenha sido liberado logo em seguida após prestar depoimento. Mesmo após sua libertação, ele foi ameaçado de morte pelos policiais, mesmo não tendo cometido nenhuma infração contra a lei.
O episódio ressalta não apenas a violência desnecessária perpetrada por agentes da lei, mas também a necessidade urgente de medidas para prevenir e punir abusos policiais, além de assegurar a proteção e segurança dos cidadãos em situações de abordagem policial.
Ver essa foto no Instagram
Discussão sobre este post