O benefício social Bolsa do Povo de R$ 540,00 para desempregados é uma iniciativa do governo do estado de São Paulo, inserida no programa Bolsa do Povo, que visa atender os paulistas em situação de vulnerabilidade social. O programa foi criado em 2019 e reúne uma série de benefícios de transferência de renda para ajudar as famílias que mais precisam.
Este benefício específico, conhecido como Bolsa Trabalho, foi criado em resposta ao período de isolamento provocado pela pandemia de Covid-19. Ele é destinado às pessoas desempregadas há mais de um ano e tem o objetivo de reinseri-las no mercado de trabalho.
O funcionamento do Bolsa Trabalho é simples: os beneficiários são convocados para trabalhar em órgãos públicos, como escolas, centros de convivência, secretarias e centros esportivos, realizando atividades como ajudante geral, faxineiro, cozinheiro, jardineiro, porteiro, entre outros. Em troca de 4 horas diárias de trabalho, eles recebem o valor mensal de R$ 540,00.
É importante ressaltar que mesmo recebendo esse benefício, os beneficiários podem continuar a receber outros programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.
Para se inscrever no Bolsa do Povo e ter direito ao Bolsa Trabalho, os interessados devem atender aos seguintes critérios:
- Ter 18 anos ou mais;
- Ser residente no Estado de São Paulo há mais de 2 anos;
- Ter renda per capita de no máximo meio salário mínimo por pessoa;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas do Governo (CadÚnico).
Além disso, o programa prioriza famílias chefiadas por mulheres, famílias com renda baixa e famílias com crianças, jovens e gestantes.
As inscrições para o Bolsa do Povo e seus diversos benefícios estão disponíveis online, mas é necessário verificar a disponibilidade de vagas, pois as inscrições só podem ser feitas quando há vagas disponíveis para os programas específicos.
Entre na comunidade do DIREITO EM PALAVRAS SIMPLES e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
Discussão sobre este post