A partir de agora, depósitos judiciais na Justiça do Trabalho podem ser realizados de forma rápida e prática por meio do Pix. A nova modalidade, que entrou em vigor nesta quinta-feira (31), promete tornar o processo mais ágil e acessível para todas as partes envolvidas em ações trabalhistas, como advogados e empregadores. O Pix está disponível em mais de 800 instituições financeiras e permite pagamentos instantâneos 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados, proporcionando uma grande vantagem em relação ao antigo método, que dependia do uso exclusivo de boletos bancários.
A medida traz não apenas conveniência, mas também mais segurança para os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e os envolvidos, uma vez que o Pix permite a confirmação imediata das transações. Com essa implementação, a Justiça do Trabalho torna-se ainda mais eficiente, promovendo uma alternativa rápida para que advogados, empresas e trabalhadores possam realizar os depósitos judiciais em tempo real.
Em setembro, o primeiro teste do resgate de depósitos via Pix foi realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP), o maior do Brasil. Agora, o novo sistema de pagamentos, implementado diretamente no Sistema de Controle de Depósitos Judiciais (SisconDJ), passa a ser habilitado simultaneamente em todos os TRTs do país, sem a necessidade de fase piloto para o depósito.
Essa inovação representa um avanço importante para o sistema judiciário trabalhista, que busca cada vez mais digitalizar seus processos e facilitar o acesso da população aos serviços de forma ágil e moderna.
Entre na comunidade do DIREITO EM PALAVRAS SIMPLES e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
Discussão sobre este post