Sim, é obrigatório declarar o carro no Imposto de Renda se ele se enquadrar nas condições de obrigatoriedade de declaração.
De acordo com as regras da Receita Federal, é obrigado a declarar o Imposto de Renda quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano anterior, ou seja, em 2023, referente ao ano-base de 2022.
Se você possui um carro que foi adquirido durante o ano-base de 2022 ele deve ser declarado na ficha de Bens e Direitos da declaração de Imposto de Renda. Nesse caso, é necessário informar o valor pago pelo veículo, a data da aquisição, o modelo, a marca e o número do Renavam.
Caso o carro tenha sido adquirido anteriormente a 2022, o valor que deve ser declarado é o mesmo que constou na declaração de Imposto de Renda do ano anterior.
É importante ressaltar que o valor declarado do veículo deve corresponder ao valor efetivamente pago por ele, e não o valor de mercado atual. Caso haja diferença entre esses valores, a Receita Federal pode solicitar mais informações ou documentação que comprove o valor declarado.
Discussão sobre este post