Inicia-se nesta segunda-feira (26) o calendário de pagamentos da segunda parcela do 13º salário destinado aos aposentados e pensionistas. Originalmente, o depósito deveria ocorrer em novembro, porém, por meio de um decreto, o governo federal antecipou o abono para os meses de maio e junho. Nesta primeira semana, terão acesso ao saque os beneficiários que recebem até um salário mínimo.
Cerca de 38 milhões de pessoas têm direito a receber o 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), incluindo aposentados, pensionistas e aqueles que atualmente recebem salários temporários, como auxílio-doença ou salário-maternidade. Em todos os casos, o pagamento será proporcional ao período em que o segurado estiver recebendo o benefício previdenciário.
O depósito é realizado junto com o salário regular, entretanto, desta vez, o valor do 13º salário difere do pago em maio. Isso se deve ao fato de que, no mês passado, a quantia correspondia a 50% do total a ser recebido pelo abono, mas agora o valor será reduzido devido ao desconto do Imposto de Renda para aqueles que são contribuintes. Beneficiários que recebem até um salário mínimo não contribuem para a Receita Federal.
Desde maio, o piso do INSS foi reajustado, passando de R$ 1.302 para R$ 1.320. Esse valor continuará válido até o final do ano e será considerado no cálculo do 13º salário, que soma todos os valores recebidos nos últimos doze meses, divide por 12 e multiplica pelo número de meses em que o cidadão recebeu um auxílio previdenciário.
Calendário de pagamentos do 13º salário do INSS: Na primeira semana, de 26 a 30 de junho, receberão a segunda parcela do 13º salário junto com sua aposentadoria ou pensão os beneficiários cujo rendimento equivale ao salário mínimo nacional, com benefício de finais 1 a 5. Desde o último domingo (25), o INSS disponibilizou a consulta ao valor a ser depositado, bastando procurar por “Extrato de Pagamentos” no aplicativo.
No extrato, estarão descritos o valor a ser pago, a possibilidade de descontos e a redução que pode ser aplicada ao abono do 13º salário. O pagamento será realizado até o dia 7 de julho, e na primeira semana do próximo mês, os beneficiários que recebem acima do salário mínimo terão acesso ao benefício.
Discussão sobre este post