Um vídeo chocante de uma abordagem policial na zona norte de São Paulo viralizou nas redes sociais, mostrando um policial militar jogando spray de pimenta no rosto de um homem negro já imobilizado. Segundo relatos, a confusão começou quando o homem, que havia pago seu aluguel, foi confrontado pelo ex-marido da proprietária do imóvel, sendo ameaçado com uma faca. Desesperado, ele chamou a Polícia Militar, mas acabou sendo alvo da abordagem.
Ver essa foto no Instagram
No vídeo, um dos policiais segura o homem pelo pescoço enquanto outro joga o spray de pimenta em seu rosto, mesmo estando imobilizado e sem oferecer resistência. Enquanto isso, a dona da casa onde o homem mora tenta intervir, dizendo que ele é um bom inquilino.
A deputada federal Erika Hilton solicitou as imagens das câmeras corporais dos agentes e pediu ao Ministério Público que investigue e identifique os PMs envolvidos no caso. Enquanto isso, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que a Polícia Militar não compactua com desvios de conduta e que punirá rigorosamente os responsáveis, mas não confirmou se os policiais serão afastados do serviço de rua.
A ação gerou indignação e levantou discussões sobre o uso da força policial e o tratamento discriminatório contra pessoas negras. A sociedade espera por uma resposta rápida e eficaz das autoridades competentes para garantir a responsabilização dos envolvidos e evitar que episódios como esse se repitam.
Entre na comunidade do DIREITO EM PALAVRAS SIMPLES e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
Discussão sobre este post