Sim, é possível financiar um imóvel que já está financiado. Esse processo é conhecido como “portabilidade de financiamento” e permite que você transfira o saldo devedor do seu financiamento atual para outro banco que ofereça melhores condições de pagamento, como taxas de juros mais baixas ou prazos mais longos.
Para realizar a portabilidade, é necessário que o imóvel esteja quitado como garantia, ou seja, que a dívida atual esteja totalmente paga. Além disso, é preciso que o seu financiamento atual tenha sido contratado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), que são os sistemas regulamentados pelo Banco Central para financiamento de imóveis.
Para iniciar o processo de portabilidade, você deve pesquisar as opções de financiamento oferecidas por outros bancos e escolher a que melhor se adequa às suas necessidades. Em seguida, deve formalizar o pedido de portabilidade junto ao banco onde pretende contratar o novo financiamento.
O banco atual terá um prazo de cinco dias úteis para apresentar uma proposta de condições iguais ou melhores do que as oferecidas pelo novo banco. Caso o banco atual não apresente uma contraproposta ou a contraproposta não seja vantajosa, é possível prosseguir com a portabilidade para o novo banco.
Vale lembrar que a portabilidade envolve custos, como taxas de transferência e registro, que devem ser considerados no momento de decidir pela mudança de banco.
Discussão sobre este post