Muitas pessoas podem se perguntar se é possível abrir um CNPJ mesmo estando com o nome sujo, e a resposta é sim, é possível. Mesmo que você esteja enfrentando dificuldades financeiras e tenha restrições em seu nome, é viável se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), desde que atenda aos requisitos básicos estabelecidos pelo programa.
O MEI é uma forma simplificada de formalização para trabalhadores autônomos de pequeno porte, que desejam ter um CNPJ e todas as vantagens que isso pode proporcionar, como a possibilidade de emitir nota fiscal e participar de licitações públicas, entre outros benefícios.
Mesmo com o nome sujo, você pode se tornar um MEI, mas é importante estar ciente de algumas limitações que isso pode acarretar. Por exemplo, ter o nome sujo pode dificultar o acesso a empréstimos ou linhas de crédito para a sua empresa, já que os bancos realizam análises de crédito tanto da pessoa física quanto da pessoa jurídica.
Entretanto, a formalização como MEI pode ser uma oportunidade para você regularizar a sua situação financeira. Ao se tornar um MEI, você poderá conquistar uma renda e, ao mesmo tempo, trabalhar para regularizar o seu débito. É uma forma de dar um novo começo ao seu negócio e começar a construir uma trajetória empresarial de sucesso.
Para se tornar um MEI, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter 18 anos completos, ou entre 16 e 17 anos, desde que emancipado;
- Exercer atividades que estejam na lista de ocupações permitidas para a categoria;
- Ter somente um funcionário, com remuneração a partir do piso da categoria ou um salário mínimo;
- Não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa;
- Não ter ou abrir filial de outra empresa;
- Ter um faturamento anual de até R$ 81.000,00 (ou até R$ 251.600,00 para o transportador autônomo de cargas).
Após atender a esses requisitos, você pode fazer o registro como MEI de forma gratuita e pela internet, através do Portal do Empreendedor. Essa é uma oportunidade de dar um passo importante em direção à formalização do seu negócio, mesmo enfrentando dificuldades financeiras.
Discussão sobre este post