A partir desta segunda-feira, o Pix Agendado Recorrente tornou-se obrigatório em todas as instituições financeiras. Agora, qualquer pessoa pode agendar pagamentos automáticos para serem realizados todo mês no mesmo dia, seja para transferências a pessoas físicas ou para empresas e profissionais com CNPJ. Com a novidade, o Banco Central facilita a rotina de quem precisa organizar pagamentos recorrentes, como mensalidades, aluguéis e até contribuições para autônomos.
O funcionamento é simples: o usuário cadastra o pagamento, define o valor e a data exata para que a transferência seja feita todos os meses de forma automática. As informações de pagamento devem ser fornecidas no momento do cadastro, garantindo que a quantia chegue à conta do recebedor na data marcada.
Essa funcionalidade já era oferecida por algumas instituições, mas até então era opcional. Com a nova regra do Banco Central, todas as instituições financeiras devem disponibilizar o serviço, aumentando a praticidade e a segurança para o usuário. Com o Pix Agendado Recorrente, fica mais fácil manter os compromissos financeiros em dia, sem a preocupação de fazer manualmente cada pagamento mensal.
Se você tem algum pagamento recorrente e quer aproveitar o novo serviço, basta procurar o aplicativo da sua instituição financeira, cadastrar a recorrência e deixar que o Pix cuide do restante.
Entre na comunidade do DIREITO EM PALAVRAS SIMPLES e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
Discussão sobre este post