Existem diversas despesas que podem ser deduzidas do Imposto de Renda, o que pode reduzir o valor a pagar ou aumentar o valor da restituição. Alguns exemplos são:
- Despesas médicas e odontológicas: é possível deduzir os gastos com consultas, exames, internações, cirurgias, tratamentos, entre outros, desde que estejam devidamente comprovados por meio de recibos e notas fiscais.
- Cirurgia plástica com fins de saúde: contanto que não tenha objetivos estéticos, o procedimento também beneficia o contribuinte. É o caso de intervenções de reconstrução da mama e correções que melhorem a saúde do paciente.
- Cadeira de rodas: a compra deste item, assim como próteses para portadores de deficiência física, está prevista para o abatimento do Imposto de Renda.
- Contribuições para a previdência oficial: as contribuições feitas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo, podem ser abatidas do Imposto de Renda.
- Despesas com educação: gastos com educação básica, técnica, tecnológica, superior e pós-graduação também podem ser deduzidos, desde que estejam devidamente comprovados.
- Pensão alimentícia: se você paga pensão alimentícia, pode abater o valor no Imposto de Renda.
- Doações: as doações feitas a algumas entidades, como hospitais e instituições de ensino, podem ser deduzidas do Imposto de Renda.
- Juros de financiamentos imobiliários: os juros pagos em financiamentos imobiliários também podem ser deduzidos.
- Livro-caixa: para profissionais autônomos, é possível deduzir algumas despesas do livro-caixa, como aluguel, telefone, internet, entre outras.
- Reforma de imóvel: Ao fazer melhorias no imóvel antes de vendê-lo, o contribuinte consegue atualizar o valor do imóvel na declaração e, assim, o ganho de capital (lucro) demonstrado será menor, o que permite pagar menos Imposto de Renda sobre ele.
- Corretagem de aluguel: O locador de um imóvel alugado que tenha tido despesas com corretor ou taxas administrativas pode obter a dedução no Imposto de Renda. É preciso comprovar estes gastos para ter direito ao desconto.
É importante lembrar que cada categoria de dedução tem suas próprias regras e limites de abatimento, por isso é importante consultar a Receita Federal ou um contador para mais informações e orientações específicas.
Discussão sobre este post