Clóvis Beviláqua foi um importante jurista e professor brasileiro, nascido em Viçosa do Ceará, Ceará, em 4 de outubro de 1859, e falecido em Fortaleza em 26 de julho de 1944.
Considerado um dos mais importantes juristas brasileiros do final do século XIX e início do século XX, Clóvis Beviláqua foi um dos responsáveis pela criação do Código Civil brasileiro de 1916, ao lado de outros renomados juristas da época.
Clóvis Beviláqua foi autor de diversas obras jurídicas importantes, como “Código Civil dos Estados Unidos do Brasil Comentado”, “Teoria Geral do Direito Civil” e “Direito das Obrigações”. Ele também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras Jurídicas.
Além de sua atuação como jurista, Clóvis Beviláqua também teve uma carreira acadêmica importante, tendo sido professor de Direito Civil em diversas universidades, como a Faculdade de Direito de Recife, a Faculdade de Direito de São Paulo e a Faculdade de Direito do Ceará.
Clóvis Beviláqua é lembrado até hoje como um dos maiores juristas brasileiros da história, tendo deixado uma grande contribuição para o desenvolvimento do Direito Civil no país. Suas obras são estudadas até hoje por estudantes de Direito e profissionais da área, e continuam sendo uma referência para o pensamento jurídico no Brasil.
Discussão sobre este post