Heráclito Fontoura Sobral Pinto foi um importante advogado e defensor dos direitos humanos brasileiro, nascido em Barbacena, Minas Gerais, em 5 de novembro de 1893, e falecido no Rio de Janeiro em 30 de janeiro de 1991.
Heráclito Sobral Pinto foi um dos maiores expoentes da advocacia brasileira do século XX, tendo atuado em casos importantes que marcaram a história do país. Ele foi um defensor incansável dos direitos humanos, tendo atuado em casos como o da prisão e tortura de presos políticos durante a ditadura militar no Brasil, e do assassinato do jornalista Vladimir Herzog.
Além de sua atuação como advogado, Heráclito Sobral Pinto também foi um importante intelectual e ativista político. Ele foi membro fundador da União Democrática Nacional (UDN), partido político de oposição ao governo de Getúlio Vargas, e colaborou com diversos jornais e revistas da época.
Heráclito Sobral Pinto é lembrado até hoje como uma das principais referências na luta pelos direitos humanos no Brasil. Sua atuação como advogado e defensor dos direitos humanos inspirou outras pessoas a lutar pela justiça e igualdade no país. Ele também deixou um legado importante na advocacia brasileira, sendo considerado um dos maiores advogados do país e um exemplo de ética e comprometimento com a justiça.
Discussão sobre este post