Luís Gama foi um importante advogado, jornalista e abolicionista brasileiro, nascido em Salvador, Bahia, em 21 de junho de 1830, e falecido em São Paulo em 24 de agosto de 1882.
Filho de uma escrava africana e um fidalgo português, Luís Gama nasceu escravo, mas conseguiu sua alforria aos 18 anos. Ele se tornou autodidata e, apesar de não ter frequentado uma faculdade de Direito, tornou-se um dos maiores advogados de sua época.
Luís Gama foi um dos principais líderes do movimento abolicionista no Brasil, tendo dedicado grande parte de sua vida à luta contra a escravidão. Ele atuou na defesa jurídica de escravos e foi responsável por conseguir a liberdade de centenas deles.
Além de sua atuação como advogado, Luís Gama também foi um importante jornalista e escritor. Ele colaborou com diversos jornais da época, como o Diário de São Paulo, onde escrevia sobre política, literatura e Direito. Ele também foi autor de diversas obras literárias e jurídicas, como Primeiras Trovas Burlescas de Getulino e Questão de Liberdade.
Luís Gama é lembrado até hoje como uma das maiores personalidades da história do Brasil, um símbolo da luta pela liberdade e pela justiça social. Sua atuação como advogado e abolicionista foi fundamental para o processo de abolição da escravidão no país.
Discussão sobre este post