Myrthes Gomes de Campos foi uma importante jurista brasileira, nascida em São Paulo em 18 de maio de 1901, e falecida em 21 de janeiro de 1995.
Myrthes Gomes de Campos foi uma das primeiras mulheres a se formar em Direito no Brasil, concluindo o curso na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1923. Ela foi uma das primeiras advogadas a atuar no país, e uma das primeiras mulheres a serem admitidas na Ordem dos Advogados do Brasil.
Além de sua atuação como advogada, Myrthes Gomes de Campos teve uma carreira acadêmica importante, tendo sido professora de Direito Internacional e Direito Internacional Privado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ela também foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas.
Myrthes Gomes de Campos é lembrada até hoje como uma das pioneiras na luta pela igualdade de gênero no campo jurídico no Brasil. Sua atuação como advogada e professora de Direito inspirou outras mulheres a seguir seus passos, e sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento jurídico no país é reconhecida até hoje.
Discussão sobre este post