Ter o nome negativado pode dificultar a obtenção de um financiamento imobiliário, mas não é uma regra absoluta que uma pessoa não possa financiar um imóvel nessa situação.
Geralmente, os bancos e instituições financeiras realizam uma análise de crédito para avaliar a capacidade do cliente em honrar com as parcelas do financiamento. Nessa análise, é levado em consideração o histórico de crédito, a renda mensal, as despesas fixas, a estabilidade financeira e outros fatores relevantes.
Se o cliente tem o nome negativado, isso pode ser considerado um sinal de alerta pelos bancos e instituições financeiras, pois indica que houve algum problema no passado em relação ao pagamento de dívidas. Entretanto, se o cliente conseguir comprovar que tem uma renda mensal estável e suficiente para arcar com as parcelas do financiamento, pode ser possível obter a aprovação do financiamento mesmo com o nome negativado.
Nesse caso, é importante lembrar que as condições do financiamento, como as taxas de juros e o prazo de pagamento, podem ser menos favoráveis do que para clientes com bom histórico de crédito. Por isso, é importante avaliar bem as condições do financiamento antes de tomar uma decisão.
Discussão sobre este post