Você sabia que algumas entidades podem estar descontando dinheiro do seu pagamento de aposentadoria sem a sua autorização? Isso mesmo! Mas não se preocupe, o INSS está aqui para ajudar você a resolver esse problema de forma rápida e fácil.
O INSS divulgou instruções claras sobre como cancelar esses descontos indevidos. Se você perceber algum valor sendo retirado sem a sua autorização, fique atento. Você pode cancelar esses descontos de duas maneiras simples:
- Verifique o seu extrato de pagamento mensal do benefício. Se notar algum desconto não autorizado, ao lado dele terá o número do telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da entidade. Basta ligar e registrar uma reclamação para solicitar o estorno das contribuições feitas indevidamente.
- Outra opção é usar os serviços online do INSS. Você pode acessar o aplicativo ou o site “Meu INSS” ou ligar para a Central 135 para solicitar o cancelamento do desconto. É fácil e rápido!
O importante é ficar de olho no seu extrato de pagamento para evitar pagar por algo que você não pediu. Se mesmo depois de seguir essas orientações o desconto indevido não for cancelado e o valor não for devolvido, não se preocupe. Você pode procurar a agência do INSS mais próxima para resolver o problema com a ajuda de um atendente. E se ainda assim não resolver, você pode fazer uma reclamação no Procon ou, em último caso, mover um processo judicial contra a entidade para pedir a devolução do dinheiro e uma indenização por danos morais.
Não deixe que descontos indevidos atrapalhem a sua tranquilidade. Com essas dicas, você pode resolver essa situação de forma simples e sem complicações.
Discussão sobre este post