Os trabalhadores brasileiros estão insatisfeitos com o vale-refeição e o vale-alimentação, de acordo com uma pesquisa encomendada pelo iFood, plataforma de delivery de comida. Segundo o levantamento, 36% dos trabalhadores estão insatisfeitos com esses benefícios. A pesquisa ouviu 500 trabalhadores em julho do ano passado, antes da sanção da Lei 14.442, que trouxe mudanças importantes para a concessão desses benefícios.
As principais fontes de insatisfação dos trabalhadores com o vale-refeição e o vale-alimentação estão relacionadas às emissoras dos cartões. Os trabalhadores entrevistados manifestaram o desejo de trocar de cartão, pois enfrentavam problemas como a não aceitação da bandeira em todos os estabelecimentos comerciais (38%), a má qualidade dos serviços oferecidos pelas emissoras (18%) e a falta de serviços inovadores (39%).
A Lei 14.442, sancionada em setembro do ano passado, trouxe mudanças significativas para os benefícios. Agora, os trabalhadores têm a possibilidade de trocar a prestadora dos benefícios por meio da portabilidade. Além disso, as maquininhas devem aceitar todos os cartões, garantindo a interoperabilidade. Outra mudança importante é que o pagamento do vale alimentação ou refeição deve ser feito antecipadamente, e após a rescisão do contrato com a empresa, os valores dos benefícios concedidos ao trabalhador podem ser totalmente utilizados por ele.
Essas mudanças visam dar mais liberdade e escolha aos trabalhadores, permitindo que eles optem pela empresa que melhor atende às suas necessidades. A portabilidade e a interoperabilidade também devem resultar em um aumento na rede credenciada, beneficiando os trabalhadores ao oferecer mais opções para o uso dos benefícios. Além disso, a economia no pagamento de taxas cobradas pelas grandes empresas que dominam o setor de restaurantes pode chegar a R$ 5,21 bilhões ao ano, beneficiando tanto os trabalhadores quanto os estabelecimentos do setor.
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